top of page
Buscar

Você já ouviu falar do termo “due diligence” imobiliária? Saiba o que é e sua importância!

  • Foto do escritor: gustavogiolloadv
    gustavogiolloadv
  • 15 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de jun. de 2022



São muitos os detalhes que envolvem uma operação imobiliária, sendo que nenhuma delas é 100% segura. A partir daí se faz importante a realização da "due diligence".


O que é “due diligence” imobiliária?


A “due diligence” ou diligência prévia, é um processo aprofundado, um estudo, análise e avaliação de informações e documentos das partes envolvidas na negociação de compra e/ou venda de um imóvel, bem como do imóvel em si.


Nessa análise alguns dos dados que são verificados são: quem são os antecessores, possíveis fraudes, levantamento das restrições nos CPFs e/ou CNPJ envolvidos, processos judiciais, dívidas cíveis, trabalhistas, tributárias, dentre outras questões envolvidas.


A “due diligence” imobiliária não se confunde com a obrigação legal do corretor de imóveis, de prestar todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, prevista do artigo 723, Parágrafo único, do Código Civil.


Afinal, essa análise de segurança e risco, no âmbito da prestação dos serviços de corretagem, é feita a partir do que se pode extrair da documentação do imóvel disponibilizada pelas partes e em cartório.


Ao final do trabalho, geralmente, é elaborado um relatório detalhado com as conclusões dos profissionais encarregados.



Qual a importância da “due diligence”?


A “due diligence” é de suma importância, pois é uma análise aprofundada realizada antes da efetiva negociação entre as partes. No relatório final, são apontados os principais problemas que podem “arruinar” a negociação, ou mesmo as condições jurídicas e econômicas que validem e reforcem a viabilidade do negócio.


A realização desse tipo de trabalho, apesar de demandar, inicialmente, um investimento da parte interessada, pode significar uma grande economia, de tempo e/ou recursos financeiros, ao final de todo o processo de negociação.


Uma “due diligence” bem feita pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

Portanto, antes de realizar uma negociação imobiliária, que normalmente envolve grande valor, invista na “due diligence”, contratando um profissional qualificado para efetuá-la.




Ficou com alguma dúvida? Entre em contato que irei lhe auxiliar.








 
 
 

Comments


bottom of page